Sensibilização do Projeto Pedagógico Inclusivo " O Mundo do Theo"

Data: Terça-feira, 25/06/2024 08:40

Nos dias 19 e 20 de junho, a Prefeitura Municipal de Juína, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu palestras do projeto pedagógico inclusivo "O Mundo do Theo". O evento contou com a presença especial de Fabiana Cáceres, coordenadora do programa de formação continuada do projeto, e da psicóloga Juliana Bonfim. As palestras foram direcionadas a coordenadores pedagógicos, familiares de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), auxiliares pedagógicos de sala, cuidadores de crianças especiais, técnicos da gestão escolar, diretores escolares e funcionários da Secretaria de Educação, entre outros participantes.

O projeto "O Mundo do Theo" tem como principal objetivo promover conhecimento, articulação, afetividade e transformação, não apenas dentro do ambiente escolar, mas também no convívio familiar e social. Durante o evento, foram abordadas diversas temáticas voltadas para a inclusão e acolhimento de crianças com necessidades especiais, visando a construção de um espaço inclusivo e acolhedor. As palestras permitiram aos participantes discutir e refletir sobre práticas pedagógicas inclusivas, bem como compartilhar experiências e estratégias que contribuam para um ambiente mais inclusivo.

A iniciativa é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as crianças, independentemente de suas condições, possam ser acolhidas e valorizadas. A participação ativa de diferentes setores da comunidade escolar e dos familiares é essencial para o sucesso do projeto. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelo evento ressaltou a importância da colaboração e do engajamento de todos na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.