A Prefeitura de Juína promoveu o Seminário Municipal do programa Alfabetiza MT, reunindo educadores da rede pública para compartilhar experiências e celebrar avanços na alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental.
Durante o evento, foram reconhecidos os professores pelo desempenho nas unidades escolares e premiados os três alunos com melhores resultados na avaliação de leitura e fluência de 2024. “É um momento muito gratificante, fruto do trabalho coletivo e das parcerias que fortalecem nossa educação”, destacou a assessora pedagógica Thaila Daniella.
A coordenadora do programa no município, Elis Regina, explicou que Juína avançou significativamente desde a adesão ao Alfabetiza MT em 2022. “Naquele ano, apenas 40% das crianças estavam alfabetizadas na idade certa. Hoje, esse número já ultrapassa 60%. Ainda é um desafio, mas estamos no caminho certo”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Ericson Leandro, ressaltou a importância do redimensionamento da rede, que separou o Ensino Fundamental I do II e permitiu a organização das políticas educacionais conforme a faixa etária. “Com essa reestruturação e o apoio da gestão municipal, tivemos avanços expressivos em português e matemática. Hoje temos 120 professores comprometidos com a alfabetização”, destacou.
Representando a Diretoria Regional de Educação (DRE), Janaina Scamparini elogiou o empenho dos profissionais de Juína. “O seminário já virou uma marca. É muito bom ver o crescimento do município e o comprometimento dos educadores com a meta de alfabetizar todas as crianças até o 2º ano.”