Um Marco para a Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino
Viveiro Ecológico na Escola Paulo Freire
Na última sexta-feira( 06/06) , aconteceu a reinauguração do viveiro ecológico na Escola Municipal Paulo Freire, um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos inovadores voltados para a responsabilidade ambiental. Este marco importante é fruto de uma colaboração entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação de Juína, liderados pelos professores Wagner Smerman e Jocemir Paiva.
Fazem parte do viveiro ecológico, o Projeto "Tereza de Benguela'' e o projeto que buscar a Regeneração e Recuperação de Nascentes do Córrego Passo Preto. Estas iniciativas não apenas promovem a educação ambiental, mas também oferecem soluções práticas para problemas ecológicos locais. O viveiro ecológico proporciona uma sala de aula ao ar livre, onde estudantes de diversas unidades educacionais podem aprender de maneira prática e envolvente.
O ambiente do viveiro ecológico proporciona uma experiência educacional única, permitindo que os alunos se tornem cidadãos conscientes e responsáveis com preservação e cuidados do meio ambiente. Este espaço não só enriquece o processo de ensino, mas também desempenha um papel vital na formação de uma mentalidade sustentável entre os jovens.v